💡⬇️ Um Mito Clássico Sobre Pensamento Positivo

6 min de leitura

----------------------------------------------------------------------- Faça parte da minha Lista VIP e receba todas as minhas novidades em primeira mão no seu e-mail.



 

Talvez você já saiba, talvez não, mas eu já fiz um pequeno e-book chamado Os 6 Mitos Sobre Pensamento Positivo, em que o meu objetivo é desmistificar alguns conceitos propagados aqui na internet que (pelo menos na minha concepção) não funcionam.

Neste artigo, estarei citando o Mito 04 do e-book, que é aquela crença de que “temos que pensar positivo a todo custo” para ter “sucesso” (seja lá o que essa palavra signifique para você).

É provável que você já tenha pensado assim, ou ainda pense. Mas continue lendo e você verá porque eu considero essa crença um mito.

⚠️ O Blog PE é um site dedicado a compartilhar conhecimentos sobre o ser humano de forma profunda que conta com o suporte de seus apoiadores. Clique aqui para saber como ajudar e ganhe recompensas excepcionais.

 

#MITO 04: Pense positivo a todo custo

O mito aqui é que se você não estiver bem, tendo pensamentos negativos e quer transformá-los em positivos tentando mentir para si mesmo(a), essa prática dificilmente irá funcionar.

Porque quando você tenta pensar positivo mesmo não acreditando no que está querendo, estará mentindo para você, para a sua consciência, e a partir do momento que você mente para si, o seu cérebro vai ficar pensando: mentira! Mentira! Mentira! Mentira…

Formando uma barreira, impedindo que os seus pensamentos positivos ganhem terreno. O mesmo acontece se o que você deseja vai no sentido contrário a dos seus valores, você não vai aguentar fingir que quer algo por muito tempo, já que no fundo você saberá que não terá muita relevância conquistar o que pretende.

Contudo, quando for pensar positivo em uma situação difícil, é fundamental que você realmente creia no que está pensando.

 

Artigos relacionados:

⚫️Os 10 melhores benefícios de quem pensa positivo →

⚫️Comece a atrair o que você deseja agora →

⚫️ Fracassar faz parte  →

💡Não deixe nada nem ninguém sugar toda a sua positividade →

📜[Poema] Por que você não erra? →

 

Exemplo

Pense numa confraternização de natal da empresa que você trabalha…

O seu chefe resolve organizar um amigo secreto (ou oculto, como preferir). Você resolve participar e tira o nome da pessoa que você mais gostaria. Sem saber quem lhe tirou, você fica na expectativa para saber no dia, e o que vai receber…

Quando chega no dia da confraternização, na vez do seu chefe falar, ele descreve a pessoa (igual a você, e falando bem, por sinal), você começa a ficar mais animado(a) descobre que será presentado(a) pelo chefe.

Você recebe o presente, e quando você o desembrulha, descobre que são flores! De plástico… Para a cereja do bolo ele ainda diz “comprei essas porque não morrerão jamais, assim como o apreço que tenho por você”.

Na mesma hora, você dá um sorriso tímido de canto de boca e tenta a todo modo conter a decepção.

Logo depois, você começa a tentar pensar positivo, como: “pelo menos fui elogiado(a) em público pelo meu chefe né? É raro ele fazer isso com alguém”, ou, “vou usar essas flores para decorar a mesa que comprei recentemente para a sala de estar, ela será um belo enfeite”.

Mas, se você tentar impor esses pensamentos só por tentar, e no fundo esteja irado(a) querendo pensar “como ele pôde me dar uma coisa dessas?”, “que presente de grego”, “ele poderia me dar algo muito melhor”, você estará indo contra si mesmo(a), contra suas convicções, e o seu cérebro vai saber logo que os seus pensamentos positivos naquele momento são mentiras (difíceis de engolir), porque você não estará realmente dando importância para aquilo, você estará dando importância para os negativos.

Outro exemplo bem comum, é do tipo: pensar repetitivamente “eu sou feliz, eu sou próspero(a), eu sou bem sucedido(a), eu sou saudável. Eu sou feliz, eu sou próspero(a), eu sou bem sucedido(a), eu sou saudável. Eu sou feliz, eu sou próspero(a), eu sou bem sucedido(a), eu sou saudável”,  sem acreditar bulhufas nessas afirmações (com o coração).

Em casos como esses, que você tenta pensar algo sem acreditar, não fará muito sentido para o seu cérebro, na verdade, ele vai ficar pensando o tempo todo: tudo mentira! Impedindo de fazer com que você sinta sentimentos positivos, para ter melhores atitudes.

Os pensamentos criam. As emoções impulsionam.

 

Embora o seu cérebro não reconheça a diferença entre o que é real e imaginário, você precisa imaginar acreditando que é verdade, mesmo que não seja, você pode “enganá-lo”, mas só se realmente crer nas informações.

 

Veja também: 📗⬇️  E-book Premium Como Pensar Positivo e Atrair o Que Você Quiser | Versão 2.0 →

 

Conclusão

Como costumo dizer, pensamentos negativos quase sempre são irrelevantes. Digo quase sempre porque eles também tem sua importância: nos levam a detectar pontos que precisam ser melhores trabalhados, podem apresentar novos caminhos, novas oportunidades.

Eu pelo menos nunca vi um ser humano ter pensamentos 100% positivos, e isso também é bom. Porque se fossemos assim, não saberíamos da importância de carregar tal energia e a nossa espécie já teria deixado de existir há muito, muito tempo.

Talvez até o início desse artigo você tivesse o pensamento de que eu pregava por sermos positivos o tempo todo(?). Porém eu sei que não posso levantar essa bandeira, seria em vão.

O que podemos fazer é treinar para deixá-lo cada vez mais consciente a fim de reverter quadros negativos com mais rapidez possível. Como enxergar oportunidades aonde muitos veem apenas “problemas”.

O recomendável é que sejamos otimistas, quando surgir momentos negativos podemos fazer perguntas poderosas para nós mesmos, buscando ressignificá-los e converter a situação para positivo, caso não consigamos, resta fazer uma reflexão melhor sobre a situação, esperar esse momento passar sem fazer nenhuma besteira tomada por tais impulsos. Lembre-se de ser a melhor companhia para você mesmo(a).

Todos teremos momentos em que vamos alimentar pensamentos negativos, inclusive aqueles que passam a vida toda treinando a mente para mantê-la positiva. No entanto, o mais importante é manter-se consciente o tempo todo de que isso é uma fase e buscar virar o jogo logo.

De qualquer forma, em toda ocasião tem uma semente de benignidade envolvida, para encontrá-la, basta enxergar a mesma situação por outro ponto de vista. E então, podemos mudar o mundo.

Caso você tenha achado esse conteúdo relevante, poderá baixar gratuitamente o e-book completo: Os 6 Mitos Sobre Pensamento Positivo.

 

Abraço e até o próximo artigo!

⚠️ O Blog PE é um site dedicado a compartilhar conhecimentos sobre o ser humano de forma profunda que conta com o suporte de seus apoiadores. Clique aqui para saber como ajudar e ganhe recompensas excepcionais.

 

Pedro Emanuel | Artigos Épicos Sobre Ser Humano.

----------------------------------------------------------------------- Faça parte da minha Lista VIP e receba todas as minhas novidades em primeira mão no seu e-mail.



 

Gostou?! Então por que não compartilhar? =)

Outros Artigos: