⚫️ Os Problemas São Oportunidades?

8 min de leitura

----------------------------------------------------------------------- Faça parte da minha Lista VIP e receba todas as minhas novidades em primeira mão no seu e-mail.



 

Se tem momentos na vida que devem ser muito bem aproveitados, esses momentos são os de felicidade, claro. Na felicidade temos que viver com toda intensidade.

os “problemas”, acredito ser mais interessante encararmos como oportunidades de melhoria visando solucioná-los e ressignificá-los logo, e não simplesmente vivê-los esperando que alguém ou algo venha resolver.

Os problemas, querendo ou não, fazem e sempre farão parte da vida de qualquer pessoa, seja qual for o problema que tens, tenho certeza que você possui capacidade suficiente para solucioná-lo.

Antes de tudo, para resolver algo rapidamente, temos que ter crenças positivas, do tipo: “isso só vai mudar/melhorar quando eu agir” ou “eu consigo superar essa situação”.

E a partir deste comando interno passamos a enviar positividade para o cérebro e consequentemente acreditamos que podemos superar os obstáculos dando origem à ações contínuas.

Por outro lado, quem não pensa assim, fica procrastinando até chegar em um beco sem saída ou um local que não tem mais jeito de ficar correndo do problema. É como se fosse uma perseguição. Continue lendo e você entenderá melhor…

⚠️ O Blog PE é um site dedicado a compartilhar conhecimentos sobre o ser humano de forma profunda que conta com o suporte de seus apoiadores. Clique aqui para saber como ajudar e ganhe recompensas excepcionais.

 

Como os problemas surgem e crescem

Imagine aí… Você numa rua muito movimentada, no centro da sua cidade.

Agora coloque os problemas na forma de pessoas e a partir de agora você está cheio deles à sua volta.

Até aí, nada demais, normal. Só que quando você vê algo como um problema diretamente para você, que te incomoda, esse problema começa a te perceber também e a te seguir, porque quando você se incomodou, é automático, essa sensação refletiu nele e ele no mesmo momento sente o mesmo por você, está te notando como um problema para ele e vai começar a te seguir, você pode (querer) perceber ou não.

No início esse problema não é tão grande, no entanto, quanto mais ele anda atrás de você, mais você sua, se cansa fugindo dele, já ele por outro lado, fica maior e com mais energia. É como se ele sugasse a sua energia. A sua disposição transpõe para ele.

 

Veja também:

⚫️ Ressignifique o conceito de fracasso e tenha sucesso →

⚫️ Se Você Não Mudar, Os Outros Irão Mudar Você →

⚫️ Como Consegui Virar a Chave da Minha Vida →

⚫️ Qual Desses Pássaros Você Está Sendo? – A Metáfora da Gaiola →

 

Como enfrentar qualquer problema

 

Neste cenário, você tem duas escolhas, bater de frente com ele antes que deixe-o ficar maior que você, no entanto, independente do tamanho, você sempre terá mais força que ele.

Afinal, o problema é só uma parte da sua vida, e quem administra a sua vida é você mesmo(a) (ou pelo menos deveria).

Se você bate de frente procurando resolver logo enquanto está crescendo, pode ser ruim, desconfortável, é normal, mas será o melhor, logicamente.

Por outro lado, tem a opção de (apequenar-se diante dele e) deixá-lo crescer. Isso acontece quando não damos a devida importância e não buscamos resolver logo, ele fica nos seguindo, sendo que em alguns momentos não percebemos que esse problema ainda existe, mas ele está atrás da gente sem notarmos.

Mais cedo ou mais tarde quem aparece novamente? Ele mesmo, o próprio!

E perceba que cada vez que o mesmo problema retorna, ele retorna maior, mais forte…

Até que um dia nos deparamos com ele em uma situação bem mais difícil e com ele muito maior do que quando visto pela primeira vez.

Com certeza você já teve problemas pequenos não resolvidos que depois de um tempo virava uma bola de neve e retornava mais forte, até que chegou em um ponto que você teve que resolver, senão… Eu nem quero saber o que você faria… 🙂

A princípio, ele só fica com medo esperando você agir para combatê-lo, mas você com medo de alguma possível consequência, não querendo sair da sua zona de conforto, não dando tanta importância ao tamanho dele, ou coisa do tipo, faz pouco caso…

Sem saber que é exatamente isso, e apenas isso que o problema deseja para crescer.

Ele sabe que você é muito mais forte, mas a depender da sua reação, ele começa a se aproveitar da situação.

 

Problema – “esse(a) está na minha mão. Pelo menos até que se dê conta da força dele ou da minha quando eu estiver 10 vezes mais forte que agora”.

 

Falo isso porque já passei por muitos (muitos mesmo) problemas assim e a cada vez que o mesmo voltava, ia me desgastando mais até que chegava uma hora que eu dizia “chega!” e resolvia. Você também já deve ter passado por episódios assim

Algumas vezes eu disse isso para mim mesmo e já era tarde demais… E aí?!… Temos que ter cuidado com isso também, vai que perdemos ou deixemos de conquistar algo por isso… Já aconteceu comigo várias vezes.

Quanto maior o problema vai ficando, mais fortalecida fica a sua raiz, e por isso, fica mais complicado cortá-la neste ponto.

Por isso que devemos ficar sempre alerta e buscar solucionar os nossos “problemas” (ou aproveitar essas oportunidades) o quanto antes, porque além de ficarem maior, eles surgem o tempo todo, quando menos esperamos, correndo um sério risco de ocorrer um acúmulo.

Com isso, a nossa vida que normalmente já é corrida, ficaria como?

Tem muita gente que olha para outra pessoa e se pergunta, se ela não passa por momentos difíceis, por ser tão de bem com a vida.

Às vezes sente até inveja. Ou mesmo dizem que “ele(a) é assim porque não passa o que eu passo”, e que “só” por isso leva uma vida harmoniosa. Sem saber que essa pessoa também passa e já passou por grandes dificuldades, mas a reação de cada um diante das dificuldades é o que mais importa.

 

Escolha ver os seus problemas como oportunidades!

A ausência de problemas não significa felicidade, nem ausência de tristeza ou coisa parecida.

Na verdade, não existe ninguém isento(a) de problemas nesse mundo. Inclusive todas as pessoas bem sucedidas e felizes também tem problemas e já tiveram muitos!

Como disse logo no início desse artigo: o que seria mais interessante fazer é ressignificar essa palavra para oportunidade, passarmos a perceber os problemas como uma oportunidade de aprendizado e melhoria em algum aspecto da vida. Não seria muito mais vantajoso pensar assim?

 

Aquele(a) que consegue enxergar um problema como uma oportunidade é o(a) primeiro(a) a sair na frente, geralmente quem consegue ter essa visão vive fora da gaiola há um bom tempo.

 

Você já deve ter passado por inúmeras situações que depois disse “nunca mais eu faço isso”, justamente por ter aprendido a lição.

Problemas são oportunidades construídas para serem solucionados e nos fazer crescer como pessoa.

Como digo em meu texto Como Consegui Virar a Chave da Minha Vida: fique muito alerta com os seus problemas, porque eles são oportunidades para você melhorar cada vez mais. O problema é só uma dor, uma resposta. Você tem que descobrir a causa dessa dor e eliminá-la o quanto antes.

 

A felicidade está no caminho, não no alvo, porque quem está no caminho é você, e é dentro de você que ela habita.

 

Não caia nessa armadilha você também

Infelizmente vejo muitas pessoas pensando assim: “aproveite esse momento feliz/alegre e recarregue suas energias para encarar mais momentos difíceis porque em breve esse momento passa”.

Mas como assim? Então a vida é uma luta incessante contra os problemas, frustrações, etc? Que tipo de vida é essa?!

Portanto, tome muito cuidado porque isso é uma mentalidade no mínimo medíocre, sabotadora.

Aproveite ao máximo a vida, seja quem você quiser, quando quiser, viva da maneira que achar melhor (desde que não atente contra a dignidade de ninguém, lógico), busque sempre resgatá-la do seu interior e não no exterior.

Lógico que não dá para ser feliz o tempo todo em todos os dias das nossas vidas, mas quem faz o meu dia ser como é sou eu mesmo, quem faz o seu é você mesmo(a) através de escolhas, prioridades, atitudes.

Começando a ter consciência disso tudo você já terá dado um grande passo rumo aos seus objetivos.

 

A felicidade não compensa os momentos ruins, mas momentos ruins também são necessários para que haja felicidade.

 

Lembre-se: a felicidade está dentro de você!! Nesse texto eu falo bastante sobre isso.

Gostou do artigo? Comente aí o que pensas depois dessa reflexão e compartilha na sua rede social de preferência para possamos ajudar outras pessoas à refletirem sobre os problemas da vida também…

Abraço e até o próximo artigo.

⚠️ O Blog PE é um site dedicado a compartilhar conhecimentos sobre o ser humano de forma profunda que conta com o suporte de seus apoiadores. Clique aqui para saber como ajudar e ganhe recompensas excepcionais.

 

Pedro Emanuel | Artigos Épicos Sobre Ser Humano.

----------------------------------------------------------------------- Faça parte da minha Lista VIP e receba todas as minhas novidades em primeira mão no seu e-mail.



 

Gostou?! Então por que não compartilhar? =)

Outros Artigos: