⚫️ Não Faça o Que Você Quer – Passe Por Cima Das Suas Vontades e Vá Além Das Suas Motivações

8 min de leitura

----------------------------------------------------------------------- Faça parte da minha Lista VIP e receba todas as minhas novidades em primeira mão no seu e-mail.



 

Quantas vezes você já se sabotou porque quis saciar uma vontade momentânea? Quantas vezes você já procrastinou alguma atividade importante porque não tinha motivação para fazer? Ou quantas vezes você possuía “n” motivos para agir, mas não saiu do lugar?!

Bom… Não há nada de errado em seguir suas próprias vontades, no entanto, é no mínimo interessante que você não coloque-se como refém delas, porque muitas das vezes, elas irão te sabotar…

É por isso que neste artigo eu vou lhe alertar para que não caia na armadilha de fazer sempre o que você quer, até porque, eu e você bem sabemos que poucas coisas saem exatamente como desejamos e planejamentos não é mesmo?

⚠️ O Blog PE é um site dedicado a compartilhar conhecimentos sobre o ser humano de forma profunda que conta com o suporte de seus apoiadores. Clique aqui para saber como ajudar e ganhe recompensas excepcionais.

 

O Cérebro…

Esse órgão que temos é estimulado basicamente por dois motivos: fugir da dor e ir em busca do prazer. Perceba que quando você se sente estagnado(a), é porque não está sendo estimulado(a) por nenhum desses fatores.

Enquanto o cérebro não percebe um perigo e/ou busca por um prazer, ele não lhe dará energia para agir. Com isso, você acaba(rá) ficando na zona de conforto.

O que acontece na prática é que a grande maioria das pessoas desejam melhorar sua condição de vida atual, independentemente da classe socioeconômica que ocupam. Mas poucas delas se movem até que realmente venham a melhorar.

Porque o cérebro é uma máquina poderosíssima de sobrevivência, porém, que se bem explorado acaba sendo muito mais que isso. E aqui está o “x” da questão: como explorá-lo para ser muito mais útil do que apenas nos manter sobrevivendo?

“A maior barreira entre você e o que você deseja é você mesmo(a).

– Pedro Emanuel

 

Você também pode se interessar:

⚫️ Você tem capacidade suficiente para dominar o mundo! →

⚫️ Foque no que realmente importa e consiga o que quiser →

⚫️ Assuma o protagonismo da sua vida! →

⚫️ Aprenda a transformar erros em acertos →

[Poema] Por que você não erra? →

 

Aonde muitas pessoas empacam

Podemos ser facilmente guiados pela fuga da dor, como o de “dormir mais cinco minutinhos”, sair mais cedo do trabalho, ficar conversando enquanto deveria estar trabalhando, deixar para começar a fazer atividade física semana que vem, sair com os amigos as vésperas de uma avaliação importante, etc.

Buscamos meios para adiar algo doloroso que é necessário para o nosso progresso em alguma(s) área(s) da vida.

Todas essas atitudes que citei acima fazem parte da vida de uma pessoa que procrastina constantemente, fazendo disso um hábito (eu já fui assim e de vez em quando também tenho minhas recaídas). Parece que ela gostaria de fazer tudo, menos o que tem que ser feito para chegarem ao estado que desejam.

A maioria delas sabem o que quer, sabem o que têm que fazer para conseguir, todavia, acabam se sabotando por conta dessas vontades momentâneas.

A maioria delas têm inúmeros motivos para agir (motivação), até agem, mas diferentemente do que muitos “gurus” dizem por aí, a motivação apenas não basta(!). É preciso também de uma intensidade contínua para bater metas arrojadas, porque em algum momento da jornada as pessoas cansam, acham difícil demais, pensam que não estão vivendo, querem voltar para a zona de conforto, e assim por diante.

E para quem quer ter resultados extraordinários, acima da média, logicamente é preciso que mantenha uma intensidade e disciplina também acima da média.

Amigo(a), esses desejos de abandonar o que tem de ser feito por alguns segundos, minutos, dias, semanas, todo mundo tem, eu bem sei como é isso também, mas nem todos se rendem a essas vontades, e são essas as pessoas que conseguem chegar aonde realmente gostariam com certa rapidez.

Não quer dizer que ela pegou um atalho/caminho diferente, que nasceu predestinada para tal ou algo do tipo, mas sim que ela se comprometeu com o caminho que escolheu e foi constante na sua busca a ponto de não deixar que até mesmo suas vontades momentâneas não interferissem tanto em seus progressos.

Descubra o que lhe fará manter uma intensidade e disciplina acima da média respondendo a 38 perguntas poderosas que preparei pra você →

 

Mude a sua mentalidade – Coloque o que você quer momentaneamente em 2º lugar

 

Se você já sabe aonde quer chegar e o que tem que ser feito para isso, já tem o destino e o mapa do caminho em mãos. Agora o que você precisa é de intensidade e constância, fatores que vão além de vontades e emoções passageiras.

Para ser intenso(a) continuamente é preciso mais do que bons motivos. É preciso foco, disciplina, organização, pensamento positivo, ativar mais o lado racional do seu cérebro.

Porque você não deve fazer o que quer, você deve fazer o que tem de ser feito e ponto final. Pare de murmurar e vai agir!

Você acha que eu tive vontade de escrever todos os mais de 50 artigos nesse blog? Você acha que eu tenho vontade todos os dias da semana de trabalhar/estudar mais de 60 horas semanais? Você acha que eu tenho vontade de ir para a faculdade todos os dias que tenho aula? Você acha que eu tenho vontade de acordar cedo todos os dias, todos os dias?

Você acha que eu tenho vontade de ir para todas as reuniões familiares que me faço presente? Você acha que eu tenho vontade de sair de casa para ir em todos os eventos que participo? Você acha que eu não tenho vontade de ter mais momentos de lazer durante a semana? Você acha que eu não tenho vontade de assistir televisão? De sair mais com os amigos?

Se eu fosse fazer tudo o que me desse vontade, provavelmente você nem estaria lendo esse artigo agora… Porque é muito fácil voltarmos para a mediocridade, o difícil mesmo não é conseguir ficar fora dela, é manter-se.

A prateleira do que você tem que fazer está acima da prateleira que encontram-se as suas vontades passageiras. Eu sei que na prateleira do que você tem que fazer também tem bastante coisa, concentre-se nelas, seja constante, diário e atemporal.

Não faça o que você quer, faça o que tem que ser feito.

 

💡 Acha que nada em sua vida está avançando? Então leia essa pequena história →

 

A sua história só acaba quando você morre

Independentemente dos seus sonhos/objetivos, tenha sempre em mente que eles não são (nem devem) ser o seu destino final, mas sim uma espécie de horizonte que servem para guiá-lo(a).

Caminhe na direção dele(s), e quando chegar aonde deseja(va) provavelmente não vai querer estagnar-se, e então buscará voos ainda maiores.

Pois assim é a nossa vida, repleta de ciclos que são iniciados e completados, subidas e descidas, e verse versa.

 

⚫️ Ressignifique o conceito de fracasso e tenha sucesso →

 

Não se engane

Nem pense que chegando aonde almeja você será feliz, porque a felicidade está no caminho, não no destino, a felicidade está dentro de você e é você que sempre estará no seu caminho. Ela deve ser vivida no presente, e não adiada para o futuro (que nem é certo).

Também não se engane achando que ir em busca dos seus sonhos/objetivos seja algo muito difícil, uma estrada árdua ou algo do tipo e que só por isso deverão ser evitados.

Claro que não sou eu que vou dizer que é fácil, porque não sei qual é o seu caminho, segundo porque não existe caminho fácil, tampouco atalhos. O que existe são meios para que deixem a sua jornada menos tortuosa, isso parte de uma mentalidade avançada (e é exatamente neste ponto que resolvi me especializar, porque é através da sua mentalidade que você é capaz de dominar o mundo).

Porque se você parar para pensar, perceberá que os caminhos que mais te deixarão desmotivado(a) serão justamente aqueles que você não terá brilho nos olhos desde acordar de manhã cedo até dormir.

Independentemente das suas escolhas, todas elas terão suas consequências, e isso inclui as boas e as ruins, agora só cabe a você colocá-las na balança e decidir pelas quais realmente vale a pena buscar.

 

⚫️ Você tem capacidade suficiente para dominar o mundo! →

 

Conclusão

Não são as suas metas que dirão aonde você vai chegar, mas sim o compromisso que você irá ter no caminho até alcançá-las. As suas superações que farão de você uma pessoa com resultados acima dos padrões preestabelecidos atualmente.

Quando você passar a se preocupar com o que tem que fazer ao invés do que quer fazer você começará a executar tarefas mesmo sem vontade, e focar nas realizações delas é o que mais importa, a sua vontade (que é instável) torna-se menos importante neste momento, pois você sabe que lá no fundo estará buscando algo muito maior do que uma mera recompensa momentânea.

“As pessoas não fracassam, elas desistem.

– Henry Ford

 

O que achou do conteúdo que acabou de ler? Você tem se deixado render pelas suas vontades momentâneas ultimamente? Quais os hábitos que tem estão lhe atrasando no cumprimento dos seus objetivos? Comente logo abaixo que eu irei lhe responder.

Abraço e até o próximo artigo!

⚠️ O Blog PE é um site dedicado a compartilhar conhecimentos sobre o ser humano de forma profunda que conta com o suporte de seus apoiadores. Clique aqui para saber como ajudar e ganhe recompensas excepcionais.

 

Pedro Emanuel | Artigos Épicos Sobre Ser Humano.

----------------------------------------------------------------------- Faça parte da minha Lista VIP e receba todas as minhas novidades em primeira mão no seu e-mail.



 

Gostou?! Então por que não compartilhar? =)

Outros Artigos: